Seguidores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A história do croche


Agora um pouco da historia desta antiga e maravilhosa arte:

O conhecemos como crochê, assim como os franceses, os belgas, os italianos e as pessoas de fala hispana; na Holanda se conhece como haken; na Holanda, haekling; na Dinamarca, hekling e na Noruega e na Suecia como virkning.
Mesmo assim ninguém sabe ao certo a origem do crochê ou onde e quando começou a ser executado.
A palavra vem de croc, ou o crochê, a palavra francesa media para o gancho, a velha palavra dos nórdicos para o gancho é krokr.
A americana Annie Potter, especialista na “arte moderna do verdadeiro crochê” como o conhecemos hoje, diz que ele foi desenvolvido durante o seculo XVI.
Na França conhecia-se como “corado do crochet” e na Inglaterra como “cordão de corrente”; também foram encontrados verdadeiros exemplos desta arte entre os descendentes dos indios da Guayana em 1916.
A escritora e investigadora, Lis Paludan da Dinamarca, que limitou sua busca da orígem do crochê na Europa, chegou as seguintes conclusões:

- O Crochet originou-se na Arabia, extendendo-se ao este até o Tibet e ao oeste até a Espanha, de onde siguiu pelas rutas comerciais árabes a outros países mediterráneos.
- A evidencia mais antiga do crochê veio da América do Sul, lugar onde uma tribo primitiva foi vista utilizando adornos de crochê em ritos da pubedade.
- Na China, encontraram-se antigas bonecas tridimensionais trabalhadas em crochê; o amigurumis é uma técnica de origem japones que consiste em tecer pequenos bonecos de crochê.
Os amigurumis tomam principalmente a forma de animais adoraveis como ursinhos, coelhos, gatos ou cachorros, mas tambem costumam criar outros bonecos com formas antropomórficas e inclusive acesorios como bolsas ou pequenas carteiras para carregar moedas.
Paludan diz que existe “evidencia convincente” do quanto é velha a arte do crochê e de onde veio; de todas formas mesmo sendo quase impossivel encontrar evidencias sobre esta arte na Europa antes de 1800, muitas fontes indicam que o crochê foi conhecido posteriormente ao 1500 em Italia sob o nome de “trabalho da freira” ou de “cordão da freira” , pois era trabalhado por elas para os textis da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, bjks.