Seguidores

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto Tear



O projeto Tear – Oficinas de Trabalho, Terapia e Arte é uma iniciativa que visa promover a reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais e o fortalecimento de suas redes de relacionamento por meio do trabalho, buscando o resgate da auto-estima, a inclusão social e a geração de renda, respeitando o tratamento aplicado individualmente aos beneficiados.

É uma iniciativa que oferece ao sistema de saúde mental do município de Guarulhos um novo conceito de reinserção social para os portadores de transtornos mentais. Na época em que o projeto foi criado, estimativas apontavam que cerca de 1,6 milhão de brasileiros são portadores de transtornos mentais e, em média, 40 mil novos casos de esquizofrenia são registrados no país a cada ano. Considerada altamente incapacitante, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial e tem um custo social elevado, além do ônus emocional da família e do próprio doente, cujo estigma dificulta sua reintegração à sociedade.

O Tear beneficia diretamente 100 pacientes. São pessoas adultas, de baixa renda, portadoras de transtornos mentais e clinicamente estáveis. Os familiares desses pacientes também são envolvidos nas atividades, o que favorece o tratamento e desenvolvimento do trabalho. Ao todo são beneficiados 376 familiares. O Projeto possui ainda acordo com as universidades UNG – Universidade de Guarulhos e FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos oferecendo estágio para 140 alunos de Psicologia e Enfermagem em troca de alfabetização para os pacientes.

Conheçam mais sobre eles: http://www.projetotear.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, bjks.